MENSÁRIO N 14

26/04/2013 22:47

 

                    MOVIMENTO CRISTÃO

                     MENSÁRIO DE LUZ

                          ANO II — NÚMERO 14 — NATAL — AGOSTO DE 1982

 

O QUE O HOMEM COGNOMINOU DE REENCARNAÇÃO.


O Homem viveu uma fase em que sua mente estava envolvida por nebulosas nuvens que dificultavam o saber do ser que era, bem como, as mutações naturais da VIDA; e por providência do nosso bom e amado Mestre, em época propícia, fez manifestar nesta dimensão uma corrente doutrinária que prepararia sua mente a conceber as rotas do retorno à Consciência Crística; e hoje vos traz, o Mestre, pela ARCA DA ALIANÇA, as virtuosas revelações de suas sábias palavras, que fazem brotar nos manifestantes de formação humana o saber do ser que é verdadeiramente.

 


Certa vez, encontrava-se o Mestre em Jerusalém, e após levar sua palavra aos que no templo se encontra­vam, e, quando já era noite, retirou-se para o monte chamado Oliveiras, para as suas rotineiras meditações, quando foi procurado por um dos príncipes dos ju­deus, por nome Nicodemos, que ao Mestre assim se di­rigiu: “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém po­de fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele".

Jesus, em sua dócil mei- guice, respondeu e disse- lhe: “Na verdade, na ver­dade, te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus". Disse-lhe Nicode­mos: “Como pode um ho­mem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?"

Calmamente Jesus !he respondeu: “Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não po­de entrar no Reino de Deus".

“O que é nascido da car­ne é carne, e o que é nasci­do do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de ter dito: necessário vos é nas­cer de novo”.

“O vento assopra onde qu          uves a sua voz,

mas na sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Atordoado, sem compre­ender as máximas do Mes­tre, Nicodemos o interpe­lou, dizendo: “Como pode ser isso?"

Jesus respondeu e disse- lhe: “Tu és mestre de Is­rael, e não sabes isto?”

Na verdade, na verdade, te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.

Se vos falei de coisas ter­restres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?

Ora ninguém subiu ao Céu, senão o que desceu do Céu, o Filho do Homem, que está no Céu.

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, as­sim importa que o Filho do Homem seja levantado;

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas te­nha a vida eterna.”

O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. Sim, não devemos confundir o que somos verdadeiramen­te com a ilusão que pensa­mos ser, istoé, as projeções formais (o corpo) que as usamos para satisfazer nos­sos desejos exteriores.

Para vislumbrardes, pelo

 

menos um pouco, do ser que sois, tendes que desen­carnar dos códigos repre­sentativos dos vossos ideais (dialetos) e procurardes sentir o que cada palavra representa. A palavra Espí­rito ou VIDA tenta repre­sentar o que somos, ser imanifesto, sem princípio e sem fim; algo que não pode ser representado por pala­vras ou símbolos criados pela mente limitada de ho­mens.

No sistema celeste, as criaturas jamais poderão conceber o seu Criador.

No Cosmos não existe vazio; tudo é um todo, e tu­do são vibrações de luzes; assim em todas as dimen­sões.

Irmãos leitores, o que na dimensão terrena pensa­mos ser, em outras dimen­sões, outros manifestan­tes assim, também, pen­sam. Todas as formas, seja lá em que dimensão se apresentem, são desejos exteriorizados de espíritos em aprimoramento.

Na introspecção da von­tade é necessário, por pro­vidência divina, as muta­ções naturais, e por essas mutações, são purgadas as imperfeições, diluindo-se no nada, permanecendo as boas qualidades, que são degráus na senda do encon­tro para com a VIDA.

Dos homens aprisionados na dimensão relativa, onde são manifestas boas e más qualidades, projetam-se, de seus egos, formas ou instrumentos que são veí­culos vivos a satisfazerem os seus desejos a que se en­contram ligados.

Essas mutações são me­tamorfoses dentro da relati­vidade até que elas se vol­tem à sua fonte, encontran- do-se com a VIDA que é Cristo. Todas as consciên­cias têm que com o Cristo se unificarem. É por esta concepção que nascem para o Espírito, que é a VIDA que em si vivifica, pairante nas estirpes angelicais para toda a eternidade.

As mutações purgantes de desejos relativos é o que chamamos de nascer e mor­rer na carne, isto na dimen­são terrena; na dimensão astral, quando não mais li­gado à dimensão terrena, e sim, apenas na dimensão sutil da matéria; e na di­mensão mental, quando li­gado ao poder da sua men­te, ainda limitada na relati­vidade, isto por temer, o ego, a dissolver-se no mar infinito da VIDA.

Quando o homem conce­ber a VIDA, n’Ela se encon­trará, e com Ela se identifi­cará, ocupando a dimensão que transcende o cosmo fi­nito; e nele são manifestas as qualidades de Filhos de Deus, isto é, a onipotên­cia, a onipresença e onis- ciência.

Compreendeis agora as sábias palavras do Mestre? Quando assim se expres­sou: “0 que nasce da carne é carne e o que nasce do Espírito é Espírito”, bem como: o que nasce do Espí­rito é semelhante ao “vento que assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem; nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Irmãos, o que volta para o céu, em sua plenitude, é o que do céu desceu, é o que somos, Espíritos, consciên­cia divina do PAI, assim poderais compreender o que o Mestre proferiu:

“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu”.

Dentro das mutações re­lativas de puras qualidades foi o nascimento de João Batista, predito pelo arcan­jo Gabriel que, inteligente­mente, discerniu o Espírito, das mutações relativas.

Meditemos sobre as pa­lavras enviadas do PAI: “Mas o anjo lht disse: Za­carias, não temii1 porque a tua oração foi > uvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João;

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento.

Porque será grande dian­te do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito San­to, já desde o ventre de sua mãe;

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

E irá adiante dele no Es­pírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os re­beldes à prudência dos justos, com o fim de prepa­rar ao Senhor um povo bem disposto”.

0 Espírito que impulsio­naria o corpo do ser forma­do no ventre de Isabel, se­ria o mesmo que manifes­tara o do profeta Elias, ex- teriorizando diante dele (corpo físico), as suas quali­dades virtuosas.

O homem por se desco­brir e identificar-se com sua forma, acredita que sua VI­DA são as qualidades que desta emanam; e desenvol­vendo seus conhecimentos intelectuais, pensa que morre e nasce em outro corpo; no entanto^ ser que é, sempre foi e sempre se­rá.

As rotas que pensam os

 

homens ser reencarnações são mutações de seus dese­jos externados, no retomo do encontro com a Fonte da VIDA da qual se originou.

Quando o CRISTO assim se expresou:    aquele

que não nascer da água e do Espírito, não pode en­trar no Reino de Deus”, advertiu ao homem que a este é necessário a sua li­bertação da rota natural da ilusão do nascer e morrer, que é preciso começar na senda da VIDA; e para que existisse o começo, nasceu o batismo, isto para o arre­pendimento dos seus erros consicientes, e, consciente­mente, buscar a VIDA. E quando conceber a VIDA, o nascer, em Espírito, pai­rando em todas as dimen­sões.

O retomo ou concepção da VIDA, também está re­presentada pelo Mestre na parábola do filho pródigo.

Irmãos e amigos leitores, o homem não se reencarna, mas as suas qualidades são mutáveis, sempre no intui­to de com a Fonte da VIDA se encontrar; o ser que so­mos é o que fomos e o que seremos, imutável em sua plenitude.

Procurem-se e se encon­trem; nasçam para o Espíri­to (VIDA); libertem-se dos vossos desejos, que não mais morrerais.


 

 

 


ISTO É O MOVIMENTO CRISTÃO

Em Perguntas e Respostas

Muitos homens se acham privilegiados por serem dotados da inteligência e do discernimento, que os impulsionam na senda do saber e do criar, esquecendo-se do quem foi e envaidecendo-se do quem é, sem se conhecer e nem saber o quem será. Na rota natural da Vida, ontem fomos quem hoje desconhecemos, maltratamos e desprezamos; pela permissão do Mestre, trazemos-vos revelações que muito vos ajudarão, se medita reis calmamente, a compreender a rota da Vida.


 


INICIADOS — Gostaría­mos que nos esclarecessem quanto ao Livre Arbítrio e porque a sua existência só nos seres humanos?

COMPONENTES — No mundo dos viventes, em ca­da plano de evolução, são ativados novos comporta­mentos que, para o plano que habitara anteriormen­te, são verdadeiras desco­bertas, denominadas, no mundo humano, de ciên­cias.

Todos os viventes sen­tem-se satisfeitos no está­gio de vida em que habi­tam, e quando galgam pla­nos de vidas superiores, tais vidas são consideradas indignas por acharem não ser merecedores de vivê- las.

No estágio humano nas­ce o Livre Arbítrio, trazen­do como raiz o egoísmo, o rancor, a vingança, que no seu despertar são as luzes do nascimento dessa livre decisão, e que amanhã tor- nar-se-ão nas mais terríveis trevas, obstáculo da felici­dade, isto por levar o Livre Arbítrio à luz etema.

O Livre Arbítrio ou livre decisão, no homem, sofre seu aprimoramento numa naturalidade que lentamen­te vai despertando e canali­zando-o à Cristandade, dentro do amar ao PAI so­bre tudo e todos e a tudo e a todos por fazermos parte desse todo.

Só no vivente ao atingir o estágio humano é que nasce a livre decisão, apri­moramento e canalização para o reino da vida, fonte de perfeita e real existên­cia, amante da humanida­de, da renúncia e do sacri­fício por amor ao PAI e a ir­mãos pairantes nos planos que habitara anteriormen­te.

INICIADOS — O que é a Criatividade e por que, também, só a Humanidade é portadora de tal mereci­mento?

COMPONENTES — Não é só a Humanidade que tem o privilégio de tal mereci­mento, e sim, todos os vi- «ventes ao atingir o estágio humano.

A Criatividade são as ins­pirações captadas pelos ho­mens, por afinarem suas vi­brações com planos supe­riores, captando-as e mate­rializando-as no mundo da matéria.

O homem possuidor do Livre Arbítrio e da sintonia cada vez maior com planos mais esclarecidos, vai apri­morando suas criativida- des, ou melhor, seus méto­dos de captação, que com esse aprimoramento, proje­tado é no mundo material, pelos seus habitantes, os quadros captados. A capta­ção, dé conformidade com a sintonia de vibrações, po­derá ser de harmonia e de felicidade, ou de destruição e tristeza, sendo, pois, de mundos superiores ou mun­dos inferiores com relação ao captor.

A Criatividade no orbe, em certas épocas, passa a

 

ser uma naturalidade, sen­do muitos, ao mesmo tem­po, a sintonizarem com mundos superiores, cada um com a sua sintonia, pon­do no mundo em que habi­tam, diversos ramos de Criatividade que dominam de ciências ou descobertas cientificas. Poderás consta­tar quadros captados ao mesmo tempo por seres hu­manos (surgidos assim no orbe) em lugares distantes e de diferentes dialetos; todos por sintonizarem com o mesmo plano e captarem a mesma projeção.

Essas projeções ou criati- vidades, como denominaste na pergunta, são jorradas ao redor do planeta por de­terminação superior, em épocas merecidas pelo orbe e seus habitantes.

O homem projeta a todo instante sua vida futura, assim, pode modificá-la pa­ra uma vida de maior felici­dade ou de sofrimento e tristeza, dependendo para isto, de sua boa ou má ca­nalização de seu comando ou arbítrio.

A paz, a harmonia, a feli­cidade e a abundância na terra, depende dos que na terra habitam, pois muitos são os moradores desta mo­rada planetária que possui esses comportamentos; e os aemais que assim não fize­rem , terão que voltar às es­colas primitivas de outras moradas planetárias, por determinação de nosso PAI, pois cada um mora na casa que constrói, e deixará as moradas de felicidade por não saberem se com­portar na harmonia, no amor, na humildade e no perdão.


 


SOB A LUZ DA VERDADE.


 


 

TU

Se alguém te agride, ro­gas ao Mestre o bem-estar do agressor; se te humilha, rogas a consciência; se te engana, rogas a verdade; se te é egoísta, rogas o amor; se te é mau, rogas o perdão; se te é avarento, rogas o despreendimento; se te é vaidoso, rogas a sim­plicidade; se te é humilde, caridoso, verdadeiro, amá­vel e tolerante, louvas e agradeces ao Mestre.

— Sede assim.

AMAR

Devemos nos sentir amor, pois é pela prática deste que encontramos a VIDA, e esta nos vivifica em essência divina, unindo- nos ao PAI.

CHAMA________________

Amando ao próximo é que despertas em ti a cha­ma divina que se encontra adormecida em teu cora­ção.

ANSEIO________________

Não anseies posição ter­rena, pois todo o nosso Cos- mus é ilusório, finito e pas­sageiro; permanecendo a Consciência de Vida que é verdadeira, infinita e eter­na.

O corpo encarcerado, acorrentado e maltratado não representa sofrimento para a alma, e sim a clausu­ra dos desejos, as correntes do egoísmo e o sofrimento dos erros; só tu podes liber­tá-la.

INSTRUMENTO_________

O homem que quando humilhado, não revida e compreende a fraquesa de quem o humilhou, é um ins­trumento da paz, se em si- lênciò o perdoa.

NOTA

Amigo leitor, não te entristeças se os teus irmãos não comungam contigo nos mesmos ideais.

Envolva-os pela paciência e resignação que emana de tua VIDA. Um dia eles comungarão contigo, isto é a Lei.

As mensagens edita­das no Mensário de Luz, emanam da Consciência Crística a Componentes do Movimento Cristão.

REUNIÕES DO MOVIMENTO CRISTÃO

O Movimento Cristão reunir-se-á neste mês de agosto do corrente ano, às 16:00 horas, nos seguintes lares:

Dia 07/08/82 — Geralda Borja de Araújo — Rua Pre­sidente Sarmento, n.° 536, Alecrim — Natal-RN;

Dia 14/08/82 — Maria do Carmo Costa — Rua Presidente Sarmento, n.° 418, Alecrim — Natal-RN;

Dia 21/08/82 — Maria de Lourdes Bezerra — Rua Serra de Maracaju, n.° 1125, Conjunto Residencial Soledade II, Potengi — Na­tal-RN;

Dia 28/08/82 — Cândido Assunção Bezerra — Av. Bernardo Vieira, n.° 1202, Lagoa Seca — Natal-RN;

Se o amigo leitor deseja manter correspondência com componentes do Movi­mento Cristão, escreva pa­ra qualquer dos endereços acima.